Associação de Jovens Agrícultores Micaelenses
Voltar à Página Principal >>

BOLETIM INFORMATIVO DEZEMBRO

Raças de Carne - BELGIAN BLUE

Esta raça teve origem na Bélgica central, com o cruzamento do gado nativo da região e o gado de Shorthorn, importado da Inglaterra de 1850 a 1890. Na sua formação está também a presença do sangue da raça charolês. A sua pelagem é de coloração composta de branco, azul e às vezes negro.

No início, a raça foi dividida em duas linhagens, uma para produção de leite e a outra para a produção de carne. A selecção para a musculatura prevaleceu, sendo que hoje a raça é seleccionada basicamente para a produção de carne. O Belgian Blue não é um animal grande, apresenta linhas arredondadas e músculos proeminentes. O ombro, quarto traseiro, lombo e anca são muito musculosos. Possuem uma carcaça de qualidade de topo com um rendimento na ordem dos 65% e uma elevada proporção de peças de elevado valor, com menos cobertura de gordura em relação ás raças Hereford e Angus.

O peso dos touros adultos oscila entre 1.000 e 1.250Kg, todavia não é raro encontrarem-se indivíduos com mais de 1.300Kg. O peso médio das vacas, no início da gestação, é de 700 ou 750Kg, no entanto há vacas que atingem um peso de 850 a 900Kg. As características de carcaça do Belgian Blue são substancialmente transmitidas quando a raça é usada em cruzamentos comerciais, isto explica o crescente uso da raça em cruzamento terminal, não só pelas características da carcaça como também pelo potencial de crescimento.

A cesariana, no parto de vacas Belgian Blue é muito frequente, pois esta raça possui grande dificuldade de parto com 60-90% de distocias. O tempo de gestação para um feto-macho ronda os 282,6 dias e para o feto-fêmea de 281,6 dias, com um peso médio de 44Kg à nascença e uma frequência de gémeos em média de 2,3%, a idade média do primeiro parto situa-se ao redor dos 32 meses, embora em muitas manadas de exploração as bezerras param aos 24 meses e apresentam um intervalo médio de 14 meses para 75% das vacas.

Vantagens

M usculatura dupla (“Culard”)

C arne mais tenra e macia, saborosa e saudável (muito procurada pelos baixos teores de gordura)

R endimento de carcaça muito elevado

R aça muito precoce (crescimento rápido)

A s características da carcaça são transmitidas em cruzamentos com outras raças

T emperamento dócil

 

Desvantagens

G rande dificuldade de parto

E levada % de distocias

Necessidade de recorrer a cesarianas frequentemente em animais puros

Carlos Oliveira

Eng. Zootécnico