Notícias na internet
Voltar à Página Principal >>

NOTÍCIAS

28/06/2004 - 17:25

Fonte: Diário dos Açores (http://www.da.online.pt/)

Jovens Agricultores pretendem rectificação da portaria de abate de gado com brucelose

 

Descontentes, os jovens agricultores micaelenses vão pedir ao Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Vasco Cordeiro, a anulação da portaria que regula o abate de gado com brucelose.
De todas as ilhas dos Açores, São Miguel é a ilha onde se regista maior número de casos de vacas brucélicas. Segundo os jovens agricultores micaelenses, esta nova portaria pouco mais define do que alteração do plano de compensação dos animais infectados.
Os jovens agricultores estavam à espera de uma legislação que funcionasse como um programa de erradicação da doença, contudo não é isso que traduz a nova portaria.
Virgílio Oliveira, presidente dos jovens agricultores, realça que “se continua a diferenciar vacas que estão no contraste com vacas que não estão, e que não se paga o preço justo pelos animais”.
O presidente dos jovens agricultores sublinha ainda que “não há timings definitivos no abade dos animais”.
“Este é um plano de abates e pagamentos e não um plano coerente de erradicação da brucelose, onde haja a responsabilização de todo o sector”, remata Virgílio Oliveira.
Enquanto não se obtiver um plano certo, coerente e com objectivos para a erradicação da brucelose, Virgílio Oliveira acrescenta que “não chegamos lá”.