Notícias na internet
Voltar à Página Principal >>

NOTÍCIAS

22/02/2003 - 14:47


Fonte: Diário Insular (http://www.diarioinsular.com/)

Bruxelas pode fazer descer preço de leite à produção

Os produtores de leite da Região poderão ficar a perder dois cêntimos por cada litro de leite entregue nas fábricas com destino à intervenção por falta de mercado.
A medida poderá ser aplicada em breve pela União Europeia devido a quebras no consumo de manteiga (cerca de 20 por cento) e leite em pó (dez por cento), no mercado mundial.

Uma vez que as compensações pelo leite que tem agora como destino final a intervenção são pagas ao produtor, o presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), António Ventura, receia que a lavoura seja penalizada devido à conjuntura desfavorável do mercado.
António Ventura considera que os agricultores poderão ser iludidos por Bruxelas com a atribuição de um “falso apoio” para compensar a quebra de rendimentos com a intervenção.

A Comissão Europeia pretende atribuir um apoio directo aos produtores correspondente a 30 por cento por tonelada de leite, mas o líder da lavoura terceirense assegura que “esse valor vai ser contabilizado no tecto máximo permitido para apoios directos, que é de cinco mil euros”.
As declarações de António Ventura sobre uma possível quebra nos rendimentos dos produtores de leite mereceram a contestação da Associação de Jovens Agricultores de São Miguel que exigiu que a Federação Agrícola dos Açores “fale a uma só voz” sobre essas matérias.
Os jovens agricultores micaelenses asseguram que se tal não acontecer estão dispostos a abandonar a Federação Agrícola dos Açores.

No entanto, António Ventura considera que não existem razões para esse tipo de reacção por parte da Associação de Jovens Agricultores de São Miguel, uma vez que se limitou a comentar uma medida que foi anunciada por Bruxelas.

“Nós sempre defendemos que o preço do leite deve ser aumentado, porque nos últimos anos tem havido um grande esforço por parte do produtores para investir na rotina de ordenha tendo em vista melhorar a qualidade do produto”, referiu o presidente da AAIT.


Produção a crescer


A posição da Associação de Jovens Agricultores de São Miguel surge numa altura em que a lavoura açoriana pretende reduzir a produção até ao final de Março para evitar o pagamento de multas.

Os dados sobre a produção leiteira regional apontam para uma ultrapassagem de cerca de quatro por cento da quota atribuída à Região, mesmo tendo em conta as 73 mil toneladas adicionais concedidas por Bruxelas destinadas ao auto-consumo.

Por outro lado, os dados oficiais indicam que a produção de leite cresceu 58 por cento nos últimos dez anos na Região, apesar de ter havido uma redução de 32 por cento no número de produtores.

Entretanto, um grupo de 25 agricultores está, desde quarta-feira, na República da Irlanda para participar em acções de informação sobre a Política Agrícola Comum (PAC).

A comitiva liderada pelo adjunto do secretário regional da Agricultura e Pescas, Élio Valadão, vai permanecer na Irlanda até segunda-feira, onde irá manter contactos com instituições ligadas ao sector e efectuar visitas a explorações agrícolas.